20 de nov. de 2010

O Mago

...








an.mago

Comecei o design desta carta de tarot muito por vontade de testar o intercâmbio de alguns novos, para mim, programas de tratamento de imagens... E como pesquei na Net muitos arquivos, arquétipos e alheios, me senti no dever de compartilhar aqui no Aerostato com todos.
Precisamente, esse arquétipo inteiro me chegou há mais ou menos um ano, casual e normalmente como é tradição. Costumo, até por instinto, ter a noção mais ou menos exata de que se algo me eleva o pensamento merece minha atenção. Antes esse surto veio num sonho, passei alguns muitos anos impressionado com uma carta que vi primeiro dormindo, e somente depois cheguei a ver realmente, era a carta do enforcado, mas, isso já passou. 
O tarot como oráculo tem um sentido para mim que não diz respeito somente para à consulta ou o jogo,  costumo montar um quebra-cabeça abstrato, e absurdo à leitura dos outros, com certas estrelas do acaso que me fascinam e me dão uma margem enorme para a imaginação.

Renovando os símbolos das cartas tradicionais, e respeitando o conceito do Sendo, é possível obter um rico material subliminar. Como não me apeguei à leitura completa dos objetos símbolos dos baralhos já clássicos faltou a adição da simbologia da espada o que, francamente, só descobri numa pesquisa depois que montei a ilustração. Tento manter o privilégio de pensar que vigor sexual e animus podem ser simbolizados doutro modo... e o verbo se faz mais carne com a verve.
Assim...
Penso lendo a imagem agora: muito mais que um Mago resolvendo problemas de ordem pessoal ou defendendo uma ordem, vejo que um xaman de verdade tem que pensar no todo, integrado ao ciclo da vida, filho, entrelaçado ao cosmo, naturalmente.

Veja outras parábolas sobre esse arquétipo:
Segundo os estudiosos do Tarô, a carta do Mago dá início à caminhada espiritual. Indica sempre que algo novo está a começar. Tem uma mesa à sua frente, onde se podem ver quatro objetos simbólicos: uma taça, um punhal, um pergaminho e uma moeda, que pode ter a imagem do pentagrama. Parece que precisa de ajuda superior para tomar uma decisão e por isso ergue um pequeno bastão para o alto, captando energia e dirigindo-a para baixo, com a outra mão. É como se ele fosse o elo entre as energias divinas e o mundo material, mas precisa de ajuda porque ainda é um aprendiz. O punhal é o símbolo da luta, da energia sexual, do poder e da vitória. A moeda é o símbolo do mundo material, dos bens e do dinheiro. O pergaminho é a inteligência, o estudo, a espiritualidade. A taça, por sua vez, simboliza as emoções, o amor, o coração, a sensibilidade. O bastão é o símbolo da vontade e da sabedoria. Na caminhada espiritual, o Mago representa o ponto de partida e a necessidade de fazer uma canalização de vibrações superiores para poder realizar uma evolução.

Mensagem:
Representa o poder da mente em direcionar um projeto com maestria, concentrando esforços e inteligência para um determinado fim. Representa também a concentração sem esforço, pois trabalha e cria com naturalidade e espontaneidade. Pode representar ainda como uma necessidade de tomar uma iniciativa imediatamente, de ousar mais.
O Mago é o primeiro arcano maior do tarô, sendo um arquétipo representado na carta por um adolescente, que tem um longo caminho a percorrer. Normalmente, tem sobre a sua cabeça o símbolo do infinito, o oito invertido, lenmiscata - dadas as inúmeras possibilidades e oportunidades que tem à sua frente.
Esta carta tem o número 1 e a letra hebraica Aleph.

Simbologia Clássica: 

Início, maestria, objetividade.

INICIATIVA.HABILIDADE.ORIGINALIDADE
LIDERANÇA.CRIATIVIDADE
AUTOCONFIANÇA.DETERMINAÇÃO

ASPECTOS POSITIVOS: Novas possibilidades, novos inícios, coisas novas, circunstâncias e pessoas novas e/ou diferentes estão para surgir em sua vida. Você estará diante dos primeiros passos para começar algo, que pode ser um projeto, um novo emprego, um sonho, uma inspiração, uma nova pessoa que aparece em sua vida, etc.. Será preciso, porém, agir e saber agir, já que se nada fizer boas oportunidades, em um ou mais setores da sua vida, poderão ser perdidas. Se for preciso, tome a iniciativa diante de uma situação favorável. Use toda sua criatividade e imaginação para alcançar seus objetivos e não deixe de lado a determinação.

ASPECTOS NEGATIVOS: Pode ser que você esteja passando por uma fase de insegurança e indecisão diante de novos acontecimentos ou novas possibilidades. É preciso esfriar a cabeça e analisar friamente todas as possibilidades e assim tomar a melhor iniciativa para dar início a uma nova etapa de sua vida. Atenção para não ficar entre a fronteira da insegurança, e indecisão, e a da ação. Não tenha preguiça nem negligencie responsabilidades. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

RELACIONAMENTOS: A tendência é  a de tomar consciência de que tem vários potenciais e habilidades a sua disposição que pode, e deve, usar em seu próprio benefício e em benefício dos outros. Aproveite esse período de sua vida para iniciar novos relacionamentos e/ou estabilizar os já existentes, pois você estará exalando um forte poder de atração capaz de influenciar ou seduzir os outros. Uma nova pessoa pode aparecer em sua vida, seja no setor afetivo ou no profissional/financeiro.

PROFISSÃO E DINHEIRO: Também nesses setores novas possibilidades tendem a surgir. Todas as chances devem ser bem aproveitadas, agarradas se necessário. Será preciso agir para que circunstâncias favoráveis não se percam por negligência, preguiça ou usando de seus potenciais de maneira destrutiva, tanto em relação aos outros, mas principalmente, em relação a si mesmo. Cuidado com qualquer atividade ilícita, pois poderá ter problemas nesse sentido.


Sempre tenho a idéia de que inconscientemente somos mais ricos de valores que aprofundam nossa realidade. Neste vasto coletivo, onde mesmo os vegetais e minerais fazem drama, somar experiente ação com a noção básica de que somos sempre aprendizes, dá mais cor à trama.
Com esta pescaria a posteriore descobri que meu instinto somou certos símbolos a ilustração que eu nem sonhava em coincidir com as centenas de baralhos que existem pelo mundo!


E fiquei com a idéia de fazer um tarot prum futuro... 









































9 de nov. de 2010

[“os animais iam à flora...”]





Comoção sem quê
nessa estrada

Varo o dia




Arregaço

Com ou sem

Tesão

Existe
um lamento
Lamento
rola em azul torpor
feito
estrelas brincam
brincam
na cacimba
dia molho mais
não paro de ralhar
gostoso
feitio responsável
na turba

Não parece
Atrapalho
Peguei esse carro
essa nave, esse barco
numa noite quê
meio dia era visto
nessa lua bem alta
em flocos
se desfazendo
uma nuvem
alargava a escuridão

E vc sempre seria
uma estrela...
Vagas na escuridão
guiam seus passos.

Todo o céu é marinho
tolo véu
que forma em escuro
a sua paisagem.

Só – Escuridade
Ouvi conselhos
mas, todos eram só
Atrapalho
tem mas não!



Gozei um bocado
Meus manos
Evadidos



Num gole um desejo
um desejo de encurtar
minha pele através de ti
["uma faísca dos teus zóios
veio fazer beira no meu tesão"]
Prometendo
sincero só, já
fulgindo 
aqui de fora

Nunca me engano
da hora Senhora...
Eu vou partir num canto
minha sorte tem hora.

E antes da manhã
eles disseram
melhor partir
nessa  estrela


E é bom
é  como existe
Iludido
essa estória de dor
a solidão já carrega
passa a cura
tristeza cai no poço
ao sol do meio dia

Um vento à venta
tenho
[“os animais iam à flora...”]







Não tenho
nenhuma vontade de partir...




.34









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...